fevereiro 13, 2008

Definição.O?

Eu queria poder falar sobre a INSPIRAÇÃO, mas não posso. Eu não posso codificar tal Entidade em um texto. Talvez Fernando Pessoa o possa... Mas à mim é impossível.

Quem se arriscar a prosseguir nesta leitura vã, lerá em vão.
Quem se enveredar nessa "charlatanisse" absurda, nem mesmo enganado será. Tal é a inutilidade dessas palavras nesse espaço/blog.
Mas Insisto. Devo Isso à ela, Daniela.

Quando se lê, ela vem assim:
"Sugestão, Insinuação, Conselho", ou "Inspirar - incutir, infundir, insuflar, introduzir"

O que se misturam nas definições, é :
Seja o ato de se Respirar ou Sentir uma idéia chegar, ambos os casos provêm do Invisível.

[Paulo, aguardava sentado em casa o telefone tocar.
Carla já devia ter ligado, ele sente que algo está errado, mas prefere continuar a leitura.
-Qualquer preocupação adicional não a trará de volta...- Ele pensa.
E além do mais, "deve ser tudo neura do Paulo". ]

O que parágrafo acima têm a ver com o texto como um todo??
Tudo. Senti vontade de falar desse "Paulo" e de algum modo sabia que ele estava preocupado com "Carla". Agora, quem é Carla eu não faço idéia.

Talvez Carla seja a irmã mais nova de Paulo, ou talvez a esposa dele.
Mas o texto é sobre "inspiração", e não sobre os relacionamentos sociais de um personagem...

Escrever o "parágrafo de Paulo" foi a minha ilustração sobre o que intendo sobre inspiração.
Nunca imaginei escrever uma histórinha nesse texto, e Paulo não é um personagem existênte...
Mas enquanto escrevia o texto, essa cena clichê me veio à mente:
Um homem sentado lendo um livro na sala de estar.

Acho que é o mais próximo de uma definição sobre a Inspiração que posso chegar.
Pra concluir, deixo claro que também seria inspiração se Paulo fosse um personagem já famoso, e se esse texto ja existisse, E também seria inspiração se Carla fosse quem quer que fosse.
Pois a inspiração não é o juiz do drama, ele simplesmente ilumina o caminho.

Sobre a Musa, finalizo. É a experiencia mais gratificante que se pode ter.
A expêriencia viva do concebimento de um processo criativo qualquer.

E a exaustão do final é o melhor. É como se descarregassemos de nós mil bolinhas de gude... e as ouvissemos bater contra o chão até que, por inercia, elas parem e o silêncio preencha tudo de novo.

Augusto SóQuê. No Vox, No Sound.

2 comentários:

manuh disse...

.. é como se descarregássemos de nós MIL BOLINHAS DE GUDE..

apesar de não dizer coisa alguma, mas escrevendo tudo o que deve ser dito para que entendam o que você queria dizer.. [O.õ] há um 'q' de inspiração em todas as palavras transcritas [digitadas..] no seu texto..
.. e o fato de só ter conseguido explicar, enfim, a INSPIRAÇÃO [ou UMA..] através do exemplo.. me intriga..


.. poético e sensível na medida mais perfeita.. e um tanto quanto dissonante..

parabéns!

Laguna disse...

Massa, gradei das bolinhas de gude!
foi com certeza a parte que mais me chamou a atenção =)

Aqui, acabei de criar o meu... anexa os dois blogs ai, tem jeito?

O endereço é:
http://13andares.blogspot.com